CERTA VEZ, UM GRUPO DE TURISTA QUE PASSEAVA PELO AMAZONAS QUIS CONHECER A LENDA DO BOTO ROSA. UM RAPAZ ELEGANTE E BONITO, QUE TAMBÉM ESTAVA POR ALI E CONHECIA A LENDA, EXPLICOU:
-O BOTO ROSA É UM ANIMAL QUE VIVE AQUI NOS RIOS DA AMAZÔNIA. É MUITO BRINCALHÃO E ATRAI MULHERES E CRIANÇAS PARA OS RIOS. SEGUNDO A LENDA, ELE PROTEGE AS PESSOAS QUANDO HÁ RISCO DE AFOGAMENTO- CONTOU O RAPAZ.
-MAS O BOTO ROSA TAMBÉM TEM FAMA DE CONQUISTADOR. NAS NOITES DE FESTA JUNINA, TRANSFORMA-SE EM UM RAPAZ ENCANTADOR, DISPOSTO A CONQUISTAR O CORASÃO DA MOÇA MAIS BELE QUE ENCONTRAR. ELE SEMPRE APARECE TODO VESTIDO DE BRANCO E, PARA NÃO DESCOBRIREM SEU SEGREDO, ESCONDE O PEQUENO BURACO NA CABEÇS, PELO QUAL ELE RESPIRA, COM UM CHAPÉU.
- QUANDO UMA MOÇA ENGRAVIDA E OS RIBERINHOS DESCOBREM QUE ELA SE ENCONTRAVA SECRETAMENTE COM O BOTO, A HISTÓRIA RAPIDAMEN-
TE SE ESPALHA. POR ISSO, OS MARIDOS E NAMORADOS TRAÍDOS ODEIAM O BOTO ROSA. ELES CAPTURAM E MATAM O BOTO ROSA PARA FAZER AMULETOS DA SORTE. E, INFELIZMENTE, ESSA PARTE DA HISTORIA NÃO É LENDA.
AO TERMINAR DE CONTAR A LENDA, O TURISTA TODO DE BRANCO DISSE QUE IA LOGO TROCAR DE ROUPA, POIS NÃO QUERIASER CONFUNDIDO COM O BOTO. QUANDO O RAPAZ TERMINOU DE CONTAR A LENDA, ELE SE AFASTOU DO GRUPO. ENTÃO ACENOU E DISSE:
- BOM, AQUI JÁ É SEGURO TIRAR O CHAPÉU. AFIBAL, EU NÃO QUERIA ASSUSTAR O PESSOAL...
Nenhum comentário:
Postar um comentário